Projeto


A água é uma substância química composta de hidrogénio e oxigénio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra. É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. 





 Estado físico da água 



A água constitui cerca de 71% da superfície da Terra, pode ser encontrada nos oceanos (97%), aquíferos (0,7%), atmosfera (0,1%), calotes polares (2%), cursos de água doce (rios, lagos e lagoas) (0,2%), em organismos biológicos e produtos manufacturados.




Distribuição da água




A água é essencial a todas as formas de vida, sendo por isso tão importante a sua preservação. Para que esta aconteça foram criadas políticas de gestão dos recursos hídricos a nível regional e nacional e internacional. Estas políticas têm como objetivo planear, administrar e regulamentar os recursos hídricos de forma a organizar, regrar e controlar a disponibilidade, os diversos usos da água, tendo em conta a quantidade e qualidade com o intuito de garantir as condições mínimas de satisfação da sociedade.
A nível internacional, através de várias cartas, conferencias e convenções, pretende-se a criação de objetivos comuns para a gestão da água, tais como promover a gestão integrada dos recursos hídricos internacionais, dinamizar a cooperação técnica, garantir o respeito mútuo por países que partilham os mesmos recursos e prevenir e resolver conflitos internacionais.
A nível nacional, foi criado o Plano Nacional da Água, este possui várias medidas para uma melhor gestão os recursos hídricos, entre elas podemos destacar, a organização dos sistemas de abastecimento público, o controlo da qualidade da água, o tratamento de águas residuais, a reabilitação de redes hidrográficas e a regulamentação das atividades associadas aos meios hídricos.
Na região do Alentejo os recursos hídricos são irregulares, isto deve-se ao clima mediterrânico, que se carateriza por verões muito quentes e secos e invernos algo frios e por vezes chuvosos, mas principalmente pela pluviosidade, devido ao fato de esta se concentrar num curto espaço de tempo durante o ano, tendo ciclos irregulares podendo originar períodos de seca que se podem prolongar por três ou mais anos consecutivos.
Nesta região os recursos hídricos têm maior utilização na pecuária e principalmente na agricultura, sendo esta a atividade que consome maior quantidade de água. Esta utilização, muitas vezes excessiva, dos recursos hídricos têm vindo a causar ou acentuar a desertificação.



Desertificação no Alentejo

O projeto terá como base um barranco localizado na aldeia de Santa Iria e um poço localizado em Vila Nova de São Bento.














Módulos

Objetivo

Atividade

Data prevista

Módulo 1
Recursos hídricos
a) Diferenciar ecossistemas aquáticos
Diferenciar ecossistemas aquáticos, via internet, concretização de um PowerPoint;
6/2/2013
b) Inventariar os recursos hídricos locais e sua disponibilidade.
Medir e comparar volume do nível de água dos poços

31/0

Módulo 2
Noções básicas de hidrologia

a) Efetuar cálculos de balanços hidrológicos
Medir e comparar volume do nível de água dos poços
5/06/2013
b) Reconhecer a importância do ciclo hidrológico
Pesquisa na internet
Visita ao Guadiana
Medir a vegetação e relacionar os níveis de precipitação com a sua variação
18/4/2013
c) Caraterizar bacias hidrográficas
Pesquisa na internet
10/04/2013

Módulo 3
Gestão de recursos hídricos
a) Explicitar as diferenças entre recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
Pesquisa na internet
Questionário à população
11/4/2012
b) Enumerar medidas de proteção e preservação dos recursos hídricos.
Pesquisas na internet
Mini curso no IMPBeja
Atividade pública na escola primária de Serpa

Entrevista a uma amostra da população escolar sobre hábitos de poupança de água
Atividade publica- na X feira do Queijo 
20/2/2013
c) Distinguir tipos de aquíferos.
Pesquisa na internet
9/5/2013




Módulo 4
Qualidade da água
a) Identificar as propriedades da água.
Efetuar análises em laboratório para determinarem a qualidade da água;

29/5/2013
b) Caraterizar a qualidade da água para consumo humano.
c) Determinar a qualidade da água de acordo com as suas caraterísticas químicas, físicas e
biológicas.

Módulo 5
Processo de tratamento de águas
a) Reconhecer a necessidade de assegurar a qualidade da água utilizada.
Mini curso no IMPBeja
Comparação dos dados obtidos com a legislação
27/02/2013
b) Caraterizar os processos de tratamento de águas residuais de acordo com os resultados
pretendidos

c) Identificar os diferentes processos de tratamento de águas.

27/02/2013 




               





OBJECTIVOS





Módulo 1 - Recursos hídricos
Diferenciar ecossistemas aquáticos da região de Serpa
Inventariar os recursos hídricos de Vila Nova de S. Bento e Stª Iria e sua disponibilidade  de fevereiro a junho de 2013 .

Módulo 2 -Noções básicas de hidrologia
 Efectuar cálculos de balanços hidrológicos do poço em estudo.
Reconhecer a importância do ciclo hidrológico do barranco em estudo.
 Caracterizar bacias hidrográficas de Stª Iria.


Módulo 3 - Gestão de recursos hídricos
Explicitar as diferenças entre recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
Enumerar medidas de protecção e preservação dos recursos hídricos da região de Serpa.
Distinguir tipos de aquíferos.

Módulo 4- Qualidade da água
Identificar as propriedades da água do poço em estudo.
Caracterizar a qualidade da água do poço em estudo para consumo humano.
Determinar a qualidade da água do poço e do barranco em estudo de acordo com as suas caraterísticas químicas, físicas e biológicas.


Módulo 5- Processo de tratamento de águas
Reconhecer a necessidade de assegurar a qualidade da água  utilizada.
Caraterizar os processos de tratamento de águas residuais de acordo com os resultados pretendidos.

Recolha de dados: Entrevista, fotografias, filmagens questionários, Mini-Cursos e saídas de campo.

Tratamento de dados: Tabelas, relatórios, PowerPoint e gráficos.


Recursos: Computador, Microsoft Office, Internet Explorer ,outros programas, câmara de filmar e maquina fotográfica. 

Produto Final: 
Relatório, Blogue e apresentação pública .











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